Segunda-feira, 28 de Abril de 2008
Sessão pública sobre a barragem de Fridão

Esta sessão pública foi promovida pela Comissão de Acompanhamento da Assembleia Municipal.

Rui Cortes, professor na Universidade de Trás – os – Montes e Alto Douro considera que a barragem de Fridão pode causar um desastre ambiental irreparável.

De entre as várias consequências que a barragem pode ter, o Prof. Rui Cortes destacou “a diminuição drástica da qualidade da água, a sua eutrofização e o inevitável aparecimento de algas, algumas das quais tóxicas, para além da morte das espécies piscícolas autóctenes e a sua substituição por espécies exóticas, com a mais que certa destruição dos ecossistemas existentes.”

O Prof. Rui Cortes destacou, que depois da construção da barragem, haveria a tendência para se fazer a exploração máxima do empreendimento, admitindo, embora que no projecto não o mostre explicitamente, a construção de duas barragens, com um açude a jusante da barragem principal, com o objectivo de re-turbinar a água.

Nesse caso, “a água a jusante resultaria apenas do caudal ecológico mínimo obrigatório, incapaz de sustentar a fauna e a flora existentes, pelo que Amarante, conforme conhecemos, desapareceria” acrescentou. Com a construção da barragem de Fridão, haverá uma subida da cota da barragem do Torrão, o que poderá agravar o desastre ambiental pela inexistência de oxigenação da água no atravessamento da cidade.

 

O Plano Nacional de Barragens prevê a construção da barragem de Fridão mas ainda não existe nenhum estudo sobre o impacte ambiental. Perante isto, a Assembleia Municipal de Amarante criou uma Comissão de Acompanhamento que tem como objectivo promover a discussão pública sobre a construção da barragem, criando assim um movimento de opinião desfavorável à construção da barragem.

                                                                                                          Fonte: Câmara Municipal de Amarante



publicado por turismoamarante às 12:29
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30
31


posts recentes

www.amaranteturismo.no.sa...

O produto final

Sessão pública sobre a ba...

Anúncio da Mazda feito em...

A construção da barragem ...

Personalidades (continuaç...

Câmara Municipal de Amara...

Gastronomia

Posto de turismo

Personalidades desportiva...

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

contador
Dubai real estate and Dubai property advice
Dubai Property
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds